PUBLICIDADE

Europa

Polícia turca impede casamento em local de protestos em Istambul

20 jul 2013 - 15h10
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Casal participou de protestos contra o governo em meio &agrave; cerim&ocirc;nia de&nbsp;casamento</p>
Casal participou de protestos contra o governo em meio à cerimônia de casamento
Foto: EFE

O que seria uma particular e emotiva homenagem às manifestações antigovernamentais que ocorrem na Turquia desde o fim de maio, um casamento no parque Gezi de Istambul, epicentro dos protestos, terminou neste sábado em confronto com os policiais.

Os noivos, uma enfermeira chamada Nuray Çokol e Özgür Kaya, um ativista famoso, se conheceram durante os primeiros dias de manifestações e decidiram formalizar a união no emblemático local, informa neste sábado o jornal turco Hürriyet.

O casal anunciou nas redes sociais a intenção de celebrar a simbólica união no local e convidaram todas as pessoas que se sentissem identificadas com os protestos a comparecer na cerimônia.

Quando os recém-casados, após a passagem pelo registro civil, chegaram ao parque, se depararam com várias fileiras de policias fechando os acessos.

A polícia tinha ordem de impedir a entrada no parque, apesar deste espaço estar aberto ao público há duas semanas, e perante a insistência dos congregados fez uso de canhões de água a pressão para dispersá-los e expulsá-los da adjacente praça Taksim.

Os carros blindados perseguiram grupos de manifestantes pela rua Istiklal, artéria comercial da cidade, da mesma forma como ocorreu no sábado passado.

Embora um tribunal tenha confirmado em junho a ilegalidade do plano do governo de reurbanizar Gezi, um projeto que foi alvo de protestos, muitos cidadãos seguem reivindicando o direito de se manifestar na praça Taksim, algo habitual há anos, mas que agora foi declarado "ilegal" pelo Governo.

Uma proibição que também acabou com os planos de casamento deste casal.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade