PUBLICIDADE

Europa

Polícia turca dissolve concentração silenciosa na praça Taksim

17 jun 2013 - 22h07
(atualizado em 18/6/2013 às 00h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia turca expulsou nesta segunda-feira da praça Taksim, em Istambul, centenas de pessoas concentradas de forma pacífica e silenciosa e detiveram pelo menos uma dúzia delas. Uma pequena multidão havia se reunido no local seguindo o exemplo de um desconhecido que desde seis horas antes permanecia imóvel e em silêncio com o olhar fixo nas grandes bandeiras turcas que cobrem um edifício em uma dos laterais da praça.

Várias dezenas de policiais começaram a pressionar as pessoas que se encontravam na praça e inclusive fizeram a tentativa de deter um jornalista, mas desistiram logo depois.

Após serem obrigadas a sair da praça, símbolo do movimento cidadão crítico ao governo, centenas de pessoas se mantiveram nas laterais do recito, enquanto os policiais permaneciam no centro.

A praça Taksim foi desalojada à força pelos policiais no sábado passado e até esta manhã não havia sido suspensa a proibição de transitar por ela.

Um comunicado do escritório do governador de Istambul advertiu hoje que "não são legais as convocações cujo objetivo é impedir a manutenção da harmonia e a segurança na praça de Taksim e seus arredores".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade