PUBLICIDADE

Europa

Polícia reprime manifestação pelo direito gay em Moscou

Ativistas antigays atacaram os manifestantes. Vinte pessoas foram presas

30 mai 2015 - 12h23
(atualizado às 12h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Polícia detém ativistas dos direitos dos homossexuais durante uma tentativa de realizar uma manifestação gay no centro de Moscou, na Rússia, neste sábado, 30 de maio
Polícia detém ativistas dos direitos dos homossexuais durante uma tentativa de realizar uma manifestação gay no centro de Moscou, na Rússia, neste sábado, 30 de maio
Foto: Pavel Golovki / AP

A polícia reprimiu neste sábado uma manifestação pelo direito dos homossexuais no centro de Moscou, prendendo cerca de 20 pessoas, incluindo ativistas antigays que atacaram os que protestavam.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Os manifestantes pediram permissão para realizar a parada do orgulho gay, mas as autoridades de Moscou vetaram a solicitação pelo décimo ano seguido, uma atitude que simboliza a hostilidade russa em relação às expressões públicas de suporte aos direitos homossexuais.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Uma lei de 2013 contra a "propaganda" gay também gerou críticas entre ativistas dos direitos humanos na Rússia e no Ocidente. Mas, refletindo a influência da igreja ortodoxa, muitos russos apoiaram a lei ou possuem sentimentos negativos em relação aos gays.

Ativistas deste sábado se encontraram na Praça Tverskaya, perto do centro da cidade, e estavam em minoria em relação aos policiais, que se alinharam na praça e avançaram.    "É uma ilegalidade das autoridades russas e de Moscou. O que está acontecendo aqui é totalmente ilegal", afirmou Nikolai Alexeyev, um importante ativista da causa gay na nação, que foi arrastado para um carro de polícia com sangue nas mãos. "Estamos tentando realizar uma ação pacífica de defesa dos direitos humanos."    Testemunhas da Reuters viram pessoas contrárias aos gays atacando ativistas pacíficos antes de os grupos serem separados pela polícia.

Gay no trabalho: empresa que recusa diversidade sai perdendo:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade