PUBLICIDADE

Mundo

Polícia norueguesa divulga nome de mais 24 vítimas

28 jul 2011 - 17h12
(atualizado em 29/7/2011 às 11h08)
Compartilhar

A polícia norueguesa divulgou nesta quinta-feira mais 24 nomes de pessoas que morreram no duplo atentado ocorrido na última sexta-feira, em Oslo e na ilha de Utoya. Até agora, as autoridades já confirmaram as identidades de 41 vítimas fatais do massacre que deixou, ao todo, 76 mortos.

Gizem Dogan, 17 anos, foi morta pelo atirador na ilha de Utoya
Gizem Dogan, 17 anos, foi morta pelo atirador na ilha de Utoya
Foto: AP

A lista divulgada nesta quarta inclui uma pessoa morta nas explosões perto de prédios do governo no centro de Oslo e 23 vítimas do atirador em um acampamento de verão na ilha de Utoya. A pessoa mais jovem nessa lista é Johannes Buo, 14 anos, que morreu o ataque à ilha, e a mais velha é Snorre Haller, 30 anos, também vítima do atirador.

Veja os nomes:
Tamta Lipartelliani, 23 anos

Kevin Daae Berland, 15 anos

Silje Stamneshagen, 18 anos

Hanne Kristine Fridtun, 19 anos

Kjersti Berg Sand, 26 anos

Hakon Odegaard, 17 anos

Sondre Furseth Dale, 17 anos

Henrik André Pedersen, 27 anos

Eivind Hovden, 15 anos

Rolf Christopher Johansen Perreau, 25 anos

Sverre Flate Bjorkavag, 28 anos

Eva Kathinka Lütken, 17 anos

Ismail Haji Ahmed, 19 anos

Maria Maagero Johannsesen, 17 anos

Modupe Ellen Awoyemi, 15 anos

Lene Maria Bergum, 19 anos

Guro Vartdal Havoll, 18 anos

Marianne Sandvik, 16 anos

Andreas Dalby Gronnesby, 16 anos

Sondre Kjoren, 17 anos

Bendik Rosnes Ellingsen, 18 anos

Gizem Dogan, 17 anos

Snorre Haller, 30 anos

Johannes Buo, 14 anos

Vítimas jovens

A maioria das vítimas do duplo atentado da Noruega identificadas oficialmente tinha entre 14 e 19 anos, segundo a lista com os primeiros 17 nomes divulgados pela Polícia , do total de 76 pessoas mortas nos ataques.

Até agora, a vítima mais jovem é uma moça de 14 anos que morreu no acampamento juvenil da ilha de Utoeya, enquanto os mais velhos são uma mulher de 43 anos e um homem de 51, que também estavam entre os participantes desse encontro anual da juventude social-democrata.

Tragédia na Noruega
A Noruega viveu na última sexta-feira, dia 22, a maior tragédia do país desde a Segunda Guerra Mundial. Dois atentados deixaram, até o momento, um saldo de 76 mortos. As autoridades chegaram a divulgar que 93 pessoas tinham morrido nos ataques, mas revisaram os dados e informaram um novo balanço na segunda, dia 25. Primeiro, uma bomba explodiu no centro da capital, Oslo, na região onde estão localizados vários prédios governamentais, inclusive o escritório do premiê, Jens Stoltenber. Oito pessoas morreram, mas a polícia admite que possa haver corpos não resgatados nos prédios.

A segunda tragédia aconteceu na ilha de Utoya, próxima à capital. Lá, Anders Behring Breivik, um homem de 32 anos vestido com uniforme da polícia, abriu fogo contra jovens reunidos em um acampamento de verão. Ao menos 68 morreram, a maioria pelos tiros disparados. Alguns outros morreram afogados após tentarem fugir nadando. Anders foi detido logo depois, pela polícia, e admitiu o crime. O atirador, que é ligado à extrema-direita e publicou um manifesto na internet chamando à violência contra muçulmanos e comunistas, também tem envolvimento no ataque em Oslo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade