PUBLICIDADE

Europa

Polícia localiza menino com tumor 'sequestrado' pelos pais

30 ago 2014 - 19h44
(atualizado em 31/8/2014 às 09h23)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Autoridades francesas e brit&acirc;nicas buscavam Ashya King, de cinco anos, que tem um tumor cerebral e foi levado de hospital</p>
Autoridades francesas e britânicas buscavam Ashya King, de cinco anos, que tem um tumor cerebral e foi levado de hospital
Foto: Twitter

A polícia de Hampshire disse que o garoto Ashya King e seus pais foram localizados perto da cidade espanhola de Málaga. Os funcionários de um hotel reconheceram a família e alertaram a polícia.

Ashya foi levado do Southampton General Hospital sem consentimento médico. Ele é alimentado por um equipamento complexo e as baterias, destinadas apenas para uso temporário, não podem ser facilmente substituídas, o que gerou preocupações sobre sua saúde. O desaparecimento gerou comoção internacional.

Um oficial da polícia de Hampshire disse que Ashya não demonstrou nenhum sinal de sofrimento ao ser encontrado. Autoridades britânicas deverão ir à Espanha para dar continuidade às investigações.

O garoto foi levado para um hospital em Málaga e seus pais foram presos, disse a polícia.

O pai, Brett King, defendeu a atitude do casal em um vídeo postado no YouTube, dizendo que a família estava em busca de um tratamento que não estava sendo oferecido a Ashya.

No vídeo, King disse que seu filho estava bem, indicando que o equipamento usado para alimentá-lo estava operando normalmente e pediu que a "perseguição ridícula" contra a família fosse interrompida.

Em busca de tratamento

Segundo King, ele e sua esposa, Naghemeh, estavam em busca de uma radioterapia com feixe de prótons - um tratamento que atinge os tumores diretamente - porque o casal não queria que Ashya fosse "atingido por radiação".

"(A terapia com) feixe de prótons é muito melhor para as crianças com câncer no cérebro", disse King no vídeo.

King disse que o casal tinha "implorado" à direção do Southampton para que Ashya recebesse o tratamento, mas eles teriam sido informados que ele não traria "nenhum benefício". O Southampton General Hospital não respondeu às alegações feitas no vídeo.

A instituição de caridade Cancer Research UK disse que o tratamento com feixe de prótons só está disponível no sistema público de saúde da Grã-Bretanha para doenças oculares.

Segundo o grupo, países da Europa, o Japão e os Estados Unidos estão usando ou testando o tratamento para alguns tipos de câncer - próstata, pulmão, fígado e cérebro, cânceres infantis e também tumores na medula espinhal.

King disse que a família não estava "negligenciando" o menino e que Ashya estava "reagindo muito melhor" do que quando estava no hospital.

Não há previsão do retorno de Ashya para a Grã-Bretanha, e a equipe do Southampton General Hospital irá trabalhar com médicos em Málaga para decidir pela volta do menino.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade