PUBLICIDADE

Europa

Ataque em Londres: polícia prende homem após alegação de espionagem

25 mai 2013 - 10h16
(atualizado às 11h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia de contraterrorismo britânica prendeu um homem na sede da BBC, depois que um entrevistado disse que os serviços de segurança tentaram recrutar um dos dois suspeitos no assassinato de um soldado em Londres.

Michael Adebolajo, de 28 anos, e Michael Adebowale, de 22, estão sob guarda armada no hospital, depois de terem sido baleados e presos pela polícia após o assassinato do veterano de 25 anos da guerra afegã Lee Rigby, na quarta-feira. Eles ainda não foram acusados.

Um homem, identificado na BBC como Abu Nusaybah, disse ao programa de notícias "Newsnight" que oficiais da área de inteligência tinham procurado Adebolajo há seis meses para sondar se ele trabalharia para eles como informante. Ele disse que Adebolajo recusou.

O repórter da BBC Richard Watson, que conduziu a entrevista, disse que a polícia estava esperando para prender Nusaybah depois do final da entrevista na sexta-feira. A entrevista pré-gravada foi transmitida mais tarde naquela noite.

A Polícia Metropolitana da Londres disse que agentes de contraterrorismo tinham detido um homem de 31 anos sob "suspeita de autorização, preparação ou instigação de atos de terror". Um porta-voz da polícia disse que a prisão foi feita no prédio da BBC, mas ele não confirmou a identidade do homem.Ele também disse que a prisão não estava diretamente relacionada ao assassinato do soldado.

Ele não quis comentar a entrevista da BBC. Uma fonte próxima à investigação disse à Reuters no início desta semana que os dois agressores eram conhecidos do serviço de segurança interna da Grã-Bretanha, o MI5. No entanto, autoridades da área de inteligência achavam que os dois homens não representavam uma ameaça séria.

O primeiro-ministro, David Cameron, disse que um comitê parlamentar irá investigar o papel dos serviços de segurança.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade