PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Europa

Poeira do Saara gera alerta de poluição no Reino Unido

Moradores estão sendo aconselhados a ficarem em casa; ainda hoje, o nível de poluição do ar deve chegar a 9 pontos, em uma escala que vai até 10, em grande parte do sul da Grã-Bretanha

2 abr 2014 - 10h28
(atualizado às 10h40)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Fumaça escura circunda a cidade de Londres, em 1 abril. O Instituto de Meteorologia da Grã-Bretanha alerta que a Grã-Bretanha enfrentará fortes níveis de poluição esta semana</p>
Fumaça escura circunda a cidade de Londres, em 1 abril. O Instituto de Meteorologia da Grã-Bretanha alerta que a Grã-Bretanha enfrentará fortes níveis de poluição esta semana
Foto: Reuters

Milhões de pessoas, no sul da Inglaterra e País de Gales, foram aconselhadas a ficar dentro de casa, pois níveis bastante elevados de poluição do ar atingiram Londres e outras cidades, esta semana, segundo informações do The Guardian. O alerta ocorre poucas semanas depois de Bruxelas e paris adotarem fortes restrições à circulação de veículos e transporte público gratuito em função da poluição.

"O conselho é mais importante para aquelas pessoas que são vulneráveis, se estiverem em uma área de alta poluição, para reduzir a quantidade de exercício físico ao ar livre, ao longo dos próximos dias", alertou hoje o Dr. Paul Cosford, do sistema público de saúde da Inglaterra em um programa da Rádio BBC.

O professor Frank Kelly, do Kings College de Londres, disse que partículas de poluição podem causar problemas imediatos para algumas pessoas e até gerar consequências de longo prazo para outras.

"As minúsculas partículas que levamos para o organismo quando respiramos causam problemas imediatos para alguns indivíduos, como aqueles que têm asma, e contribuem para problemas de longo prazo para a maioria de nós, na formação de doenças cardíacas e derrames", explica.

Algumas pessoas relataram ter sentido falta de ar e até tontura após pequenas caminhadas

Meteorologistas alertaram que uma das piores ondas de poluição do ano iria piorar ao longo desta quarta-feira, com a poluição do ar atingindo um nível "muito alto" em muitas partes do sul da Grã-Bretanha. Esses altos e incomuns níveis são resultado da poluição do próprio continente somada a grande quantidade de poeira vinda do Saara por vendavais fortes.

"Nós costumamos ver isso acontecer várias vezes por ano, quando grandes tempestades de areia no Saara coincidem com ventos de sul que trazem essa poeira para cá" disse Paul Hutcheon do Met Office. "Mais tempestades de poeira são esperados ainda esta semana", acrescentou.

O Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) da Grã-Bretanha informou que os níveis de poluição do ar podem chegar a oito ou nove, em uma escala que vai até 10 pontos, ainda hoje, na maior parte do sul da Inglaterra, Midlands e no sul do País de Gales.

Na costa sul, há previsão que a poluição atinja o nível máximo de 10.

Adultos e crianças com problemas pulmonares, problemas cardíacos e idosos estão sendo orientados a evitar qualquer atividade intensa, e quem sofre de asma tem sido alertado a usar inalador com mais freqüência.

Multas

O Reino Unido vem enfrentando julgamentos e multas de até R$ 300 milhões por ano, após a Comissão Europeia ter lançado um processo judicial contra o governo por não reduzir os níveis "excessivos" de poluição atmosférica, apesar de 15 anos de avisos e vários adiamentos de prazos concedidos ao governo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a poluição do ar tornou-se o maior risco para a saúde ambiental no mundo, e é responsável por cerca de 7 milhões de mortes por ano - ou quase uma em cada oito mortes em 2012.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade