0

Pesquisadores divulgam mapa da área do naufrágio do Titanic

8 mar 2012
16h09
atualizado às 16h21

Pesquisadores compuseram o que acreditam ser o primeiro mapa completo dos destroços do Titanic, o navio que naufragou em sua viagem inaugural em 1912, matando mais de 1,5 mil passageiros e tripulantes. Foram usados robôs para tirar mais de 100 mil fotos do fundo do Oceano Atlântico, e o resultado é um mapa que abrange uma área de aproximadamente 5 x 8 km, na qual estão depositados os destroços da embarcação.

Mapa do fundo do Oceano Atlântico é resultado de mais de 100 mil imagens feitas em expedição de 2010
Mapa do fundo do Oceano Atlântico é resultado de mais de 100 mil imagens feitas em expedição de 2010
Foto: AP

O local do naufrágio do Titanic já havia sido identificado 25 anos atrás, mas espera-se que, com o mapa completo às mãos, novos detalhes sobre o acidente possam vir à luz. As informações disponíveis nas imagens, por exemplo, já fornecem indícios de que a popa do navio teria afundado de forma elíptica, como uma hélice de helicóptero, e não de modo direto, oceano adentro.

As imagens, que começam a ser liberadas agora, perto do centenário do naufrágio, representam o produto de uma expedição feita em 2010 e oganizada pela Titanic Inc., empresa que detém a custódia do navio e sua história. O Titanic afundou na sua primeira viagem, em 15 de abril de 1912, poucos dias depois de partir de Southampton, na Inglaterra, com rumo a Nova York, nos Estados Unidos.

As informações são da AP.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade