PUBLICIDADE

Europa

Pesquisa aponta a Alemanha como o país mais popular do mundo

Estudo foi realizado pela emissora britânica BBC

26 mai 2013 - 16h38
(atualizado às 16h39)
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com estudo da emissora BBC, a Alemanha conta com a mais alta reputação em todo o mundo. Franceses e britânicos são os que melhor avaliam o país. Brasil aparece em sétimo lugar, logo à frente dos EUA. Eles usam sandálias com meia, esperam o sinal de pedestres abrir para atravessar uma rua – mesmo que seja de madrugada e nenhum carro esteja passando – e só riem quando algo de errado acontece com os outros.

A lista de preconceitos em relação aos alemães é longa. Além dos clichês inofensivos, desde o início da crise do euro a Alemanha também tem de enfrentar ressentimentos políticos: para demonstrar o descontentamento com a austeridade econômica pregada por Angela Merkel, jornais estrangeiros já retrataram a chanceler federal alemã com o bigode de Hitler ou mesmo com um capacete prussiano com uma ponta na parte de cima.

No entanto, de acordo com um estudo da emissora de TV britânica BBC, a imagem da Alemanha é bem melhor do que se imaginava. Por volta de 26 mil pessoas em 25 países avaliaram se a influência de 16 países e da União Europeia (UE) no mundo é principalmente "positiva" ou "negativa". O resultado: 59% dos entrevistados consideraram a influência da Alemanha como "extremamente positiva". Isso coloca a Alemanha no topo do estudo, seguida pelo Canadá, Reino Unido, Japão, França, União Europeia, Brasil, EUA, China e Coreia do Sul, que dividem os dez primeiros lugares.

No final da escala estão a África do Sul, Índia, Rússia, Israel, Coreia do Norte, Paquistão e, por último, o Irã. Estabilidade na crise Mas por que os alemães se saíram tão bem? Sobre os motivos, só é possível especular, disse Sam Mountford, diretor do GlobeScan, instituto que conduziu a pesquisa encomendada pela BBC, em conversa com a Deutsche Welle.

"O que podemos dizer é que os países que tiveram bom desempenho no estudo são prósperos, estáveis e democráticos", ressaltou Mountford. Ele lembrou ainda que, em pesquisas anteriores, principalmente a forte economia alemã rendeu boas notas ao país.

A Alemanha é especialmente popular na Europa: 81% dos franceses e 78% dos britânicos avaliaram positivamente o país. Somente a Grécia, abalada pela crise, atribuiu notas ruins aos alemães. Também na Índia e no Paquistão a reputação da Alemanha é bastante moderada. As boas notas no Reino Unido chamam especialmente a atenção, pois mesmo décadas após a Segunda Guerra Mundial a Alemanha continuava contando com uma reputação um tanto quanto duvidosa entre os britânicos. Independentemente da pesquisa da BBC, porém, mudanças já vinham sendo notadas.

No início deste ano, o tabloide Sun fez uma lista de dez motivos por que se deveria gostar da Alemanha: além das top models Claudia Schiffer e Heidi Klum, faziam parte da lista também as marcas automotivas Audi, VW e Mercedes, assim como a Oktoberfest e o tenista Boris Becker, várias vezes campeão em Wimbledon. Para Mountford, a melhoria na imagem é de natureza principalmente econômica:

"Os britânicos olham para a estabilidade que a Alemanha pode oferecer à zona do euro. E isso também é de interesse do Reino Unido."

Grandes eventos Para Jürgen Block, diretor da BCSD, associação alemã destinada a promover as cidades e seu marketing, o topo alcançado pela Alemanha também depende de fatores emocionais.

"A Alemanha estar mais popular deve-se também ao fato de termos tido a oportunidade de nos apresentar positivamente em grandes eventos – como a Expo 2000 em Hannover, a Copa do Mundo de 2006 e o Copa do Mundo Feminina de 2011 – e por período de tempo mais longo".

Além disso, nas últimas décadas, surgiu uma espécie de "necessidade de recuperar o tempo perdido". A mudança de imagem da Alemanha despertou a curiosidade, explicou Block. Principalmente Berlim, com os inúmeros bares e clubes, goza um status cult entre jovens norte-americanos, europeus e israelitas. Outros apreciam o lado acolhedor alemão, ressaltou Block.

Assim, não somente as conhecidas feiras de Natal de Dresden e Nurembergue andam populares entre turistas estrangeiros, mas também feirinhas menores como as de Esslingen ou de Goslar têm se tornado cada vez mais atrações turísticas, disse. O balanço é positivo. O número de pernoites de turistas estrangeiros aumentou durante três anos consecutivos, e em 2012 ficou pouco abaixo de 70 milhões.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade