PUBLICIDADE

Europa

Rússia: acusados de matar líder da oposição são inocentados

Autoridades russas prorrogaram até o final de agosto as investigações sobre o assassinato do opositor

30 jul 2015 - 06h57
(atualizado às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Veículo foi localizado pouco depois de os disparos terem atingido as costas de Nemtsov, que passeava com a namorada em uma região muito próxima ao Kremlin.
Veículo foi localizado pouco depois de os disparos terem atingido as costas de Nemtsov, que passeava com a namorada em uma região muito próxima ao Kremlin.
Foto: @AnnaLauraWelsh / Twitter

Provas periciais obtidas no carro usado para assassinar o político opositor russo Boris Nemtsov em fevereiro deste ano inocentaram os cinco homens, todos do Cáucaso Norte, presos até o momento na investigação sobre o caso.

"Testes biológicos indicaram que os detidos não estiveram no carro usado pelo autor material do crime", revelou à agência oficial RIA Novosti Shamsudin Tsakaev, advogado do principal acusado pelo homicídio, o checheno Zaur Dadaev.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O veículo foi localizado pouco depois de os disparos terem atingido as costas de Nemtsov, que passeava com a namorada em uma região muito próxima ao Kremlin.

As autoridades russas prorrogaram até o final de agosto as investigações sobre o assassinato do opositor, que averiguava a presença de tropas do país no conflito do leste da Ucrânia.

Dadaev, ex-membro das forças especiais da Chechênia, admitiu inicialmente ser culpado pelo crime durante os interrogatórios. Depois, modificou o depoimento, garantiu que tem um álibi e denunciou que a polícia o forçou a confessar.

As autoridades russas também mantêm em prisão preventiva os irmãos Anzor e Shadid Gubashev, sem revelar qual foi a participação deles no crime, e outros dois suspeitos acusados de repassar informações e planejar o assassinato de Nemtsov.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, elogiou na época a rápida atuação das forças de segurança para deter os assassinos poucos dias depois do crime e se mostrou convencido de que o mentor da ação será encontrado pelas autoridades.

Os familiares e correligionários de Nemtsov insistem que a morte do opositor teve motivação política e levantam suspeitas sobre o empenho dos investigadores em prender quem ordenou o assassinato.

As principais notícias da manhã no Brasil e no mundo (30/07):
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade