PUBLICIDADE

Europa

Pedofilia na Igreja da Austrália é o dobro da estimada

Os números confirmados por um grupo católico contrastam com os anunciados pelo Papa Francisco

15 jul 2014 - 09h54
(atualizado às 09h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Francisco disse ao jornal <em>La Repubblica </em>que a porcentagem de pedófilos na Igreja é de 2% </p>
Francisco disse ao jornal La Repubblica que a porcentagem de pedófilos na Igreja é de 2%
Foto: Alessandra Tarantino / AP

Um organismo católico australiano encarregado de combater a pedofilia na Igreja afirmou nesta terça-feira que o número de sacerdotes pedófilos no país foi historicamente de 4%, o dobro do que o papa Francisco estimou, segundo o jornal italiano La Repubblica.

O jornal italiano publicou no domingo uma entrevista do santo padre na qual ele dizia que, "segundo números contrastados, a porcentagem de pedófilos na Igreja é de 2% (...) Estes 2% incluem sacerdotes e inclusive bispos e cardeais".

Pouco depois, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que os números não correspondem com o que o Papa quis dizer em sua entrevista a Eugenio Scalfari, o fundador do La Repubblica.

Francis Sullivan, chefe do Conselho para a Verdade, a Justiça e a Reparação, declarou que esta porcentagem foi historicamente maior na Austrália.

O conselho está compilando uma base de dados sobre abusos sexuais cometidos por religiosos na Austrália que remonta a 1940. Segundo os dados preliminares, a porcentagem de padres que abusaram de crianças foi de 4% na ilha-continente, segundo Sullivan.

"Até o momento temos números muito mais altos do que o Papa disse na imprensa", declarou Sullivan à AFP.

O funcionário insistiu que a estimativa é um cálculo histórico, e que isso "não significa que no clero atual existam 4% de culpados de abusos sexuais de crianças".

O conselho espera concluir a base de dados em nível nacional no fim do ano.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade