PUBLICIDADE

Europa

Passeata pró-palestinos termina em confusão em Paris

Manifestantes lançaram artefatos contra os policiais e os gendarmes, que responderam com granadas de gás lacrimogêneo

13 jul 2014 - 19h21
Compartilhar
Exibir comentários

Várias manifestações a favor da população de Gaza e contra Israel foram organizadas em cidades francesas neste domingo, com alguns confrontos registrados no fim de uma passeata em Paris.

Na capital francesa, os manifestantes - sete mil, segundo a polícia, e 30 mil, de acordo com os organizadores - tomaram as ruas neste domingo à tarde no bairro de Barbès (norte), atrás de uma faixa que dizia "Apoio total à luta do povo palestino".

A marcha transcorreu de forma tranquila no início, com a presença de jovens e mulheres, aos gritos de "Somos todos palestinos!", "Israel, assassina!" e "uma única solução, que acabe a ocupação!".

Quando o grupo chegou à Praça da Bastilha, começaram os confrontos com as forças de segurança em várias ruas. Os manifestantes lançaram artefatos contra os policiais e os gendarmes, que responderam com granadas de gás lacrimogêneo. Algumas lojas foram danificadas.

Os choques não duraram muito e não se espalharam para o restante da manifestação, que se dispersou debaixo da chuva no início da noite.

Manifestantes pró-Palestina tentaram se aproximar de algumas sinagogas nos arredores, disse à AFP uma fonte da polícia.

Outras cidades francesas também tiveram protestos, entre elas, Lille (norte) neste domingo, e Bordeaux (oeste) e Marselha (sul) no sábado.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade