PUBLICIDADE

Europa

Partido Trabalhista do Reino Unido diz não ter interesse em acordo com nacionalistas escoceses

26 abr 2015 - 12h32
(atualizado às 12h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O Partido Trabalhista da Grã-Bretanha descartou neste domingo um acordo pós-eleição com os nacionalistas escoceses depois de os conservadores do primeiro-ministro David Cameron dizerem que tal medida poderia provocar a maior crise constitucional desde a abdicação do rei em 1936.

A mudança de abordagem pelo líder trabalhista Ed Miliband foi elaborada para neutralizar o que se tornou a principal linha de ataque de Cameron antes das eleições de 7 de maio, a caminho de ser a disputa mais acirrada e mais imprevisível do país desde os anos 1970.

As questões discutidas são de máxima importância: Cameron está prometendo um referendo sobre a adesão à União Europeia, que poderia levar a quinta maior economia do mundo a deixar o bloco comercial, enquanto os nacionalistas escoceses pressionam por um acordo com os trabalhistas, que os adversários temem abrir o caminho para um outro referendo sobre a independência.

Com trabalhistas e conservadores empatados na maioria das pesquisas e nenhum dos dois com possibilidade de ganhar uma maioria absoluta, Cameron passou a falar de suas realizações na área econômica para alertar que um acordo entre trabalhistas e o Partido Nacional Escocês (SNP, na sigla em inglês) poderia levar a uma crise.

Miliband havia descartado anteriormente uma coligação formal com o SNP, mas tinha deixado a porta aberta para um arranjo mais solto. No domingo, ele foi mais longe, descartando um acordo informal.

Questionado se iria negociar com o SNP após a eleição se não conseguir maioria, Miliband disse no programa de Andrew Marr Show na BBC: "Eu não estou interessado em acordos."

(( Tradução Redação Brasília, 5561 3426 7022))

REUTERS MCM

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade