PUBLICIDADE

Política

Partido italiano diz que Pizzolato corre riscos no Brasil

Partido governista italiano apresentou documento a ministro

27 fev 2015 - 14h53
Compartilhar
Exibir comentários
Pizzolato estava usando o passaporte do irmão, já falecido
Pizzolato estava usando o passaporte do irmão, já falecido
Foto: Divulgação

Um documento assinado por 21 senadores italianos do governista Partido Democrático foi apresentado ao ministro da Justiça da Itália, Andrea Orlando, questionando a possível extradição do brasileiro Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e sete meses de prisão no processo do mensalão.

Na carta, os parlamentares afirmam que, ao autorizar a extradição de Pizzolato, a Corte de Cassação "não levou em conta as horríveis condições das prisões brasileiras, as quais podem causar um sério risco para a incolumidade de Pizzolato".

"Respeitamos a decisão da Suprema Corte, mas decidimos interrogar sobre a eventualidade que uma violação dos direitos humanos nas prisões brasileiras possa orientar sua decisão para que haja uma solução que garanta a proteção física do nosso cidadão", disseram os parlamentares, referindo-se a Pizzolato, que possui dupla nacionalidade.

Primeira entrevista de Henrique Pizzolato após deixar a prisão na Itália:

A apresentação do documento foi feita cinco dias após o defensor público Desi Brino visitar Pizzolato na prisão de Modena. Mesmo antes da visita, Brino alertou Orlando de que o brasileiro correria riscos em seu país natal.

Em meados de fevereiro, Corte de Cassação autorizou a extradição do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolat. O brasileiro fugiu para a Itália há quase um ano e meio com um passaporte falso. Agora, cabe ao ministro da Justiça, Andrea Orlando, decidir se acata ou não a decisão.

O caso de Pizzolato fez ressurgir a polêmica envolvendo o italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua em seu país por quatro assassinatos e associação subversiva.

Considerado "terrorista" na Itália, o STF autorizou em 2009 a extradição de Battisti, mas o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recusou a enviá-lo à Itália.

Fonte: ANSA Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade