PUBLICIDADE

Europa

Partido governista PP tem pior resultado em eleições locais da Espanha em 20 anos

25 mai 2015 - 08h41
Compartilhar
Exibir comentários

O Partido Popular (PP) espanhol foi derrotado nas eleições regionais e municipais de domingo, à medida que os eleitores puniram o primeiro-ministro Mariano Rajoy por quatro anos de cortes de gastos e uma série de escândalos de corrupção.

Homem segurando cédula com a boca antes de votar, na Espanha. 24/05/2015
Homem segurando cédula com a boca antes de votar, na Espanha. 24/05/2015
Foto: Jon Nazca / Reuters

Em um teste antes das eleições gerais marcadas para novembro, o PP teve seu pior resultado em mais de 20 anos, diante do surgimento de novos partidos que provocaram uma fragmentação dos votos.

Os espanhóis rejeitaram a estabilidade oferecida pelo PP e os rivais socialistas, que têm se alternado no poder desde o fim da ditadura há 40 anos, e optaram pelas mudanças apresentadas pelos novos partidos - o Cidadãos (pró-mercado) e o Podemos (antiausteridade).

Apesar de o PP ter recebido mais votos do que qualquer outro partido, a legenda e os socialistas ficaram sem obter maioria geral na maior parte das regiões. Os dois partidos terão que negociar coalizões com outros partidos em 13 das 17 regiões espanholas que foram às urnas no domingo, junto com mais de 8.000 cidades.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade