PUBLICIDADE

Europa

Partido governista busca recuperar eleitores na Holanda

7 jun 2010 - 08h59
(atualizado às 09h55)
Compartilhar

O partido Apelo Cristão-Democrático (CDA) do atual primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, tenta recuperar eleitores na reta final da campanha para as eleições parlamentares de quarta-feira na Holanda, onde as pesquisas estimam a vitória dos liberais (VVD) e situam os trabalhistas (PvdA) em segundo lugar.

Segundo tais pesquisas, os cristãos-democratas passariam da condição de os mais votados há quatro anos - quando conseguiram 41 cadeiras no Parlamento - ao terceiro lugar, com apenas 23 assentos, o que encerraria oito anos de governos presididos por Balkenende.

Em uma tentativa de reduzir distâncias em relação aos liberais e aos trabalhistas, Balkenende participou no fim de semana de vários programas de televisão, pedindo aos eleitores que escolham "um velho Ferrari" em vez de "um novo Lada".

Consciente de que os temas econômicos são os que mais preocupam os holandeses nessas eleições, o atual primeiro-ministro quer assim dar a ideia de que sua experiência em Governos anteriores oferece "estabilidade" em tempos de crise.

Mas caso as expectativas se confirmem, a derrota eleitoral dos cristãos-democratas encerraria a liderança de Balkenende à frente de seu partido, asseguram jornais como De Volkskrant, que cita fontes ligadas ao CDA.

Caso vençam os liberais, se abririam as portas para uma coalizão de governo com os trabalhistas, como ocorreu antes da "era Balkenende".

Segundo as últimas pesquisas de intenções de voto, os liberais do VVD ganhariam as eleições com 36 cadeiras, muito mais que as 21 obtidas nas eleições anteriores.

Os trabalhistas ficariam com 30 cadeiras, três a menos que no pleito anterior quando formaram governo com os cristãos-democratas.

Já os cristãos-democratas de Balkenende seriam os grandes perdedores, com quase a metade das cadeiras que ganharam em 2006, diminuindo de 41 para 23 deputados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade