PUBLICIDADE

Europa

Partido de Berlusconi quer caso Ruby no Tribunal de Ministros

27 jan 2011 - 13h50
(atualizado às 14h43)
Compartilhar

O partido do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, solicitou nesta quinta-feira o envio do caso Ruby ao Tribunal de Ministros ao considerar a Promotoria de Milão "incompetente" para prosseguir com a investigação contra o governante por suposta incitação à prostituição de menores.

Berlusconi elogiou Barack Obama, dizendo que ele é "bonito, jovem e também bronzeado," depois de Obama ter sido eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos em novembro de 2008
Berlusconi elogiou Barack Obama, dizendo que ele é "bonito, jovem e também bronzeado," depois de Obama ter sido eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos em novembro de 2008
Foto: AFP

O Partido Povo da Liberdade (PDL) solicitou perante a Junta para as Autorizações da Câmara Baixa italiana que se eleve um conflito de atribuições no caso Ruby, a jovem marroquina que participou de festas de Berlusconi quando era menor de idade.

O deputado do PDL Maurizio Paniz expôs perante este órgão da Câmara Baixa a postura de seu partido em relação aos documentos que a Promotoria de Milão enviou ao Parlamento para que a Junta de Autorizações decida se permite as investigações no escritório do contador de Berlusconi.

O partido de Berlusconi se centra na hipótese de concussão (abuso de influência do seu posto) alegada pela Promotoria, baseada no telefonema do primeiro-ministro em 27 de maio de 2010 para retirar Ruby de uma delegacia.

A jovem estava detida por supostamente ter cometido um pequeno roubo, mas o premiê pediu sua libertação alegando que Ruby se tratava da sobrinha do presidente egípcio, Hosni Mubarak.

Segundo o PDL, o Tribunal de Ministros que deve se encarregar da investigação, pois Berlusconi atuou por "motivos institucionais" ao pensar que ela era sobrinha de Mubarak.

Se esta solicitação for aceita, a Junta de Autorizações, que se reúne desde terça-feira para tratar do caso, cancelaria a votação prevista para esta quinta-feira sobre a solicitação para se ter acesso ao escritório do contador de Berlusconi feita pela Promotoria de Milão, o que poderia prolongar a investigação.

Por sua vez, o Partido Democrata (PD), a principal legenda da oposição, solicitou que se adie a votação sobre o acesso ao escritório do contador do governante, para assim ter tempo de analisar mais minuciosamente o documento enviado ao Parlamento.

Nesta quinta-feira, quando foi divulgada a informação sobre a presença de uma segunda menor nas festas de Berlusconi, a jovem de origem brasileira Iris Berardi, o membro do Governo de Berlusconi e líder da Liga Norte, Umberto Bossi, voltou a manifestar publicamente seu apoio ao primeiro-ministro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade