PUBLICIDADE

Europa

Parlamento ucraniano tentará criar coalizão para escolher premiê

23 fev 2014 - 07h50
Compartilhar
Exibir comentários

A Rada Suprema (legislativo) da Ucrânia tentará neste domingo formar uma coalizão parlamentar para começar a debater as candidaturas a primeiro-ministro do país, em mais um passo para a formalização da tomada do poder por parte da oposição.

Em sua sessão de hoje, o Parlamento abordará em primeiro lugar a formação de uma coalizão de maioria, informou o deputado Nikolai Tomenko, do partido Batkivschina (Pátria) da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko.

Esta é uma condição contemplada pela Constituição de 2004, que no sábado foi novamente posta em vigor em outra sessão parlamentar, na qual a oposição ao deposto presidente Viktor Yanukovich nomeou vários cargos, entre eles alguns ministros, e destituiu o líder com uma simples votação e sem debate.

Tomenko reconheceu que a formação de uma coalizão de maioria pode ser complicada dado que os deputados das frações opositoras - a própria Batkivschina, o partido Udar (Golpe) e Svoboda (Liberdade) - não querem aceitar que se somem alguns legisladores do Partido das Regiões, do deposto Yanukovich e até agora no Governo.

O deputado assegurou que no Parlamento já soam três candidatos para o posto de primeiro-ministro, a própria Tymoshenko, o líder da fração parlamentar de Batkivschina, Arseni Yatseniuk, e o independente Piotr Poroshenko.

Ucrânia: confrontos entre polícia e manifestantes deixam dezenas de mortos

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade