PUBLICIDADE

Europa

Parlamento italiano não consegue eleger novo presidente em 2ª e 3ª rodadas de votação

30 jan 2015 - 16h11
Compartilhar

Os legisladores italianos não conseguiram eleger um novo presidente na segunda e terceira rodadas de votação desta sexta-feira, mas o primeiro-ministro, Matteo Renzi, pareceu prestes a conseguir eleger seu candidato, um juiz veterano, no sábado, quando o número de votos exigidos será mais baixo.

Autoridades abrem votação no Parlamento em Roma para eleger novo presidente italiano. 30/01/2015.
Autoridades abrem votação no Parlamento em Roma para eleger novo presidente italiano. 30/01/2015.
Foto: Alessandro Bianchi / Reuters

Na quinta-feira o Partido Democrático de Renzi e alguns outros aliados prometeram apoiar Sergio Mattarella, juiz da corte constitucional e político de centro-esquerda veterano de 73 anos.

Não obter a aprovação de Mattarella daria a entender que a autoridade de Renzi, há menos de um ano no cargo, sobre seu partido está vacilante, o que criaria a perspectiva de uma eleição nacional antecipada.  

No momento em que o recém-eleito premiê grego, Alexis Tsipras, enfrenta conversas difíceis com parceiros europeus, liderados pela Alemanha, sobre a renegociação da dívida da Grécia, uma crise política na Itália iria aumentar a incerteza na zona do euro.

Nenhum candidato teve apoio nas três rodadas da votação presidencial até agora. Era exigida uma maioria de dois terços dos 1.009 parlamentares e autoridades regionais da Itália nas duas votações desta sexta-feira --a primeira rodada ocorreu na quinta.

O quórum cai para uma maioria simples na quarta rodada, que deve ocorrer na manhã de sábado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade