PUBLICIDADE

Europa

Parlamentares russos aprovam proibição a adoção por casais do mesmo sexo

21 jun 2013 - 13h04
(atualizado às 13h37)
Compartilhar

Parlamentares russos aprovaram um projeto de lei nesta sexta-feira impedindo casais estrangeiros de mesmo sexo de adotarem crianças russas,orientados por fortes sinais de apoio do presidente Vladimir Putin e ampliando uma fissura com nações ocidentais sobre os direitos gays.

A Duma estatal, ou Câmara Baixa do Parlamento, aprovou o projeto por 444 votos a favor e nenhum contra em sua terceira e última audiência, enviando-o para a Câmara Alta, que também deve aprová-lo. As duas Casas são dominadas pelo partido Rússia Unida, leal a Putin.

No poder desde 2000, Putin defende valores sociais conservadores e mantém a Igreja Ortodoxa russa como compasso moral desde que conteve uma onda de protestos feitos em sua maioria por liberais das cidades e iniciou um terceiro mandato no ano passado.

Ele rejeitou as críticas norte-americanas e europeias de uma proibição sobre a disseminação da "propaganda" gay entre menores que a Duma aprovou no início deste mês e que ativistas pelos direitos gays temem que abasteça ataques contra homossexuais.

A chefe da política externa da UE, Catherine Ashton, disse em um comunicado na quinta-feira que a proibição da "propaganda" poderia estigmatizar gays e provocar discriminação, e os Estados Unidos disseram que ela restringe severamente a liberdade de expressão e de reunião.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade