PUBLICIDADE

Europa

Parlamentares britânicos apoiam planos de Cameron para referendo sobre UE

9 jun 2015 - 18h11
Compartilhar
Exibir comentários

Parlamentares britânicos apoiaram nesta terça-feira o plano do primeiro-ministro, David Cameron, para um referendo sobre a permanência da Grã-Bretanha na União Europeia, mas um acalorado debate ressaltou posições que podem dividir seu Partido Conservador e até reabrir uma tentativa de independência da Escócia.

Primeiro-ministro britânico, David Cameron, em Londres. 03/06/2015
Primeiro-ministro britânico, David Cameron, em Londres. 03/06/2015
Foto: Suzanne Plunkett / Reuters

Cameron, que busca encerrar um racha de décadas dentro de seu partido sobre o lugar da Grã-Bretanha na Europa, prometeu negociar um novo acordo com Bruxelas e realizar um referendo até o fim de 2017.

Os eleitores serão questionados: "Deve o Reino Unido permanecer membro da União Europeia?". A escolha de palavras permitirá àqueles favoráveis à permanência utilizarem a marca do "Sim".

Parlamentares, na maioria, aprovaram o projeto de lei sobre o referendo na segunda leitura desta terça-feira no Parlamento, com 544 votos a favor e 53 contra.

O projeto tem o apoio do partido de oposição Trabalhista, mas, no debate, o governo foi criticado de todos os lados.

Cameron, que não compareceu à sessão, diz querer que a Grã-Bretanha permaneça numa UE reformada e está confiante de que pode conseguir as mudanças que lhe permitiriam recomendar isso aos britânicos.

Mas ele não descarta nada caso não garanta reformas como maiores restrições sobre o acesso de imigrantes da UE ao sistema de pagamentos de benefícios sociais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade