PUBLICIDADE

Europa

Paris: polícia garantirá rodízio de carros devido à poluição

Motoristas terão de alternar uso de carros de acordo com placas pares e ímpares. Restrições são as mais drásticas nos últimos 20 anos

17 mar 2014 - 12h55
(atualizado às 13h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Motoristas só podem utilizar seus carros em dias alternados, dependendo se suas placas terminarem com um número par ou ímpar.
Motoristas só podem utilizar seus carros em dias alternados, dependendo se suas placas terminarem com um número par ou ímpar.
Foto: AFP

A França escalou centenas de policiais na segunda-feira para fazer cumprir as restrições mais drásticas sobre o uso de automóveis em Paris nos últimos 20 anos, numa tentativa das autoridades de reduzir poluição nociva à saúde antes das eleições da Câmara Municipal.

Em meio a preocupações sobre a piora na qualidade do ar - em semana em que as condições climáticas agravaram a poluição-, o transporte público foi disponibilizado gratuitamente, enquanto um rodízio de carros foi implantado -  motoristas só podem utilizar seus carros em dias alternados, dependendo se suas placas terminarem com um número par ou ímpar.

Paris é mais propensa à poluição do que outras capitais europeias por causa dos subsídios ao diesel da França e seu alto número de motoristas de carros particulares.

Cerca de 700 policiais patrulharam pontos de entrada-chave para a cidade antes do amanhecer para aplicar as novas regras.

"Este é um problema de saúde pública (...) e agradecemos a todos que se enquadraram", disse o ministro dos Transportes, Frederic Cuvillier, acrescentando que os primeiros resultados mostraram que filas de trânsito haviam sido reduzidas em 60 por cento na segunda de manhã.

Embora longe dos níveis registrados em algumas cidades asiáticas, a Agência Europeia do Ambiente (EEA, na sigla em inglês) registrou, na semana passada, 147 microgramas de material particulado (PM) por metro cúbico de ar em Paris - em comparação com 114 em Bruxelas, 104 em Amsterdã, 81 em Berlim e 79,7 em Londres.

O último regime de restrições no país foi introduzido em 1997 para combater a poluição da fumaça causada por óleo diesel, porém durou apenas um dia.

Paris adota medidas drásticas para combater poluição:

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade