PUBLICIDADE

Europa

Kiev promete "status especial" para língua russa no país

Em meio a tensão, autoridades pró-Europa prometeram descentralizar língua russa e realizar reforma constitucional

18 abr 2014 - 13h10
(atualizado às 13h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Homens armados na cidade de Slaviansk, leste da Ucrânia; nesta sexta-feira, autoridades prometeram status especial para língua russa
Homens armados na cidade de Slaviansk, leste da Ucrânia; nesta sexta-feira, autoridades prometeram status especial para língua russa
Foto: Reuters

As autoridades pró-Ocidente de Kiev prometeram nesta sexta-feira a descentralização e um "status especial" para a língua russa com o objetivo de reduzir a tensão no leste do país.

"O governo ucraniano está disposto a realizar uma reforma constitucional que dará amplos poderes às regiões. Damos um status especial à língua russa e garantimos a proteção desta língua", declarou o primeiro-ministro Arseni Yatseniuk em um discurso à nação ao lado do presidente interino Olexander Turchynov.

Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países

O anúncio foi feito um dia depois do acordo internacional para tentar acabar com a crise, que prevê, entre outras medidas, uma reforma da Constituição.

"Queremos que se instale a concórdia na Ucrânia. O governo está disposto a modificar o código fiscal e orçamentário para dar recursos financeiros a cada território ucraniano", completou o primeiro-ministro.

"Nosso governo é o governo de Donetsk (leste), de Lviv e Ternopil (oeste nacionalista), de Lugans (leste) e de Simferopol", insistiu Yatseniuk.

Simferopol é a capital da península da Crimeia, anexada pela Rússia em março.

"Podemos preservar o Estado ucraniano", concluiu.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade