PUBLICIDADE

Mundo

Papa recomenda às pessoas encontrar a harmonia no silêncio

10 ago 2011 - 19h58
(atualizado às 20h18)
Compartilhar

O papa Bento XVI recomendou nesta quarta-feira às pessoas de férias a buscar o "silêncio", "num mundo agitado", destacando o papel insubstituível dos mosteiros, durante a audiência geral em Castel Gandolfo, perto de Roma.

Multidão composta de jovens, muitos vindos da América Latina, a caminho das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em Madri, aclamou o Papa longamente, num clima de distensão, ao contrário das audiências solenes na praça São Pedro. O Papa, 84 anos, com a fisionomia descansada, parecia mais à vontade e feliz diante destas pessoas.

"Nos veremos em Madri", diziam os jovens latino-americanos. Uma grande faixa, na qual estavam reproduzidos símbolos de vários países do mundo, flutuava em meio a bandeiras brasileiras, argentinas e americanas. "Em nosso mundo tão agitado, as comunidades monásticas, verdadeiros oásis do espírito, nos lembram a necessidade do silêncio em nossas vidas, para realizar em nós uma autêntica harmonia espiritual", disse o Papa.

"Os mosteiros exercem sempre um fascínio particular, como locais onde Deus fala aos homens de maneira especial. A tranquilidade nos ajuda, também, a sermos receptivos à palavra de Deus (...) e devemos aproveitá-la durante as férias", recomendou.

O Papa está desde o início de julho em Castel Gandolfo, dedicando seu tempo a escrever o terceiro tomo de seu livro sobre Jesus. Foi homenageado, na noite de terça-feira, com um concerto em sua honra e a de seu irmão Georg, por ocasião do aniversário de 60 anos de sua ordenação comum, na Baviera, em 1951.

Foram apresentadas peças do protestante Johann Sebastian Bach, a quem qualificou de "mestre dos mestres", e do padre católico italiano Antonio Vivaldi. "Bach tinha uma concepção profundamente religiosa da arte: honrar a Deus e alegrar o espírito do homem", observou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade