PUBLICIDADE

Europa

Papa pode vir a usar papamóvel elétrico no futuro

1 dez 2010 - 17h46
(atualizado às 19h48)
Compartilhar

O Papa Bento XVI "está pronto para utilizar um papamóvel elétrico", "um sinal de sua preocupação ecológica", declarou nesta quarta-feira o cardeal Giovanni Lajolo, da governadoria do Vaticano, encarregado do funcionamento do Estado Pontificial.

"Se propusermos um papamóvel elétrico eficiente, seguro e com um tamanho razoável, qual interesse teria ele em preferir um papamóvel movido à gasolina?", questionou-se o prelado durante a apresentação de um livro sobre dois equipamentos solares do Vaticano.

Bento XVI, por vezes apelidado de "papa verde" pela imprensa italiana, enfatiza constantemente a defesa da criação, "obra de Deus" e, com isto, os seres humanos e o meio ambiente.

Milan Nitzschke, dirigente de comunicação da SolarWorld, empresa que produziu o equipamento em painéis solares da sala Paulo VI, onde o papa faz suas audiências gerais, confirmou que a ideia estava sendo estudada com o Vaticano. "Mas os serviços encarregados da segurança do papa estão um pouco hesitantes de modificar um equipamento que eles já conhecem", acrescentou.

Ainda destacou a necessidade, em caso de problemas, de poder acelerar rapidamente, afirmando que um carro elétrico "possui aceleração superior aos carros movidos à gasolina.

Mauro Villarini, engenheiro dos serviços técnicos do Vaticano, informou por sua vez que o Vaticano estudava sistemas de fornecimento de energia renovável de biomassa, que podem ser implantados em duas propriedades do Vaticano fora do Estado propriamente dito: em Castel Gandolfo, a residência de veraneio dos papas, e em Santa Maria di Galera, onde estão localizadas as emissoras da Rádio Vaticano.

O livro apresentado nesta quarta-feira explica as duas produções solares instaladas atualmente no Vaticano: os painéis da sala Paulo VI, inaugurados em novembro de 2008, e um sistema térmico no Centro Industrial em 2009. Estes projetos evitam anualmente a produção de 300 toneladas de CO², segundo o Vaticano.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade