PUBLICIDADE

Europa

Papa pode mascar coca na Bolívia por conta da altitude, diz Vaticano

30 jun 2015 - 15h56
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco irá decidir por si mesmo se irá mascar folhas de coca para combater o mal-estar devido à altitude na semana que vem quando pousar em La Paz, na Bolívia, cujo aeroporto internacional é o mais alto do mundo, informou o Vaticano nesta terça-feira.

Papa Francisco fala durante reunião com jovens em Turim, Itália.  21/6/2015.
Papa Francisco fala durante reunião com jovens em Turim, Itália. 21/6/2015.
Foto: Alessandro Garofalo / Reuters

No domingo, um ministro boliviano declarou que Francisco disse a autoridades do governo que gostaria de mascar folhas de coca – o principal ingrediente da cocaína – quando visitar o país. Mas o porta-voz da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, falando durante um boletim de imprensa em meio a várias perguntas sobre o papa argentino e a folha de coca andina, afirmou não saber se tal pedido foi feito.

“Não estou ciente disso”, declarou. “O papa irá fazer o que achar mais oportuno”.

O aeroporto está localizado cerca de 4 mil metros acima do nível do mar, e a cidade, a cerca de 3.650 metros. Há séculos seus moradores mascam folhas de coca para atenuar os efeitos da altitude elevada.

“Existem costumes populares que as pessoas usam. Alguns bebem chá de coca e outros mascam folhas de coca. Vamos ver o que ele decide fazer. Vocês podem fazê-lo também (mascar folhas de coca), se quiserem”, disse Lombardi aos repórteres.

O debate sobre a folha de coca levou um repórter hispânico a exclamar em altos brados: “Ei, não é um alucinógeno”. O emprego da folha ainda não processada é legal e disseminado na Bolívia e em outros países andinos. Muitos indígenas, incluindo o presidente boliviano, Evo Morales, defendem seu uso e a consideram uma planta sagrada.

Por razões de saúde, Francisco, que tem 78 anos e perdeu parte de um pulmão devido a uma doença na juventude, só ficará em La Paz por cerca de quatro horas antes de seguir para Santa Cruz.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade