PUBLICIDADE

Europa

Papa nomeia 3 não italianos para órgão financeiro da Igreja

Entidade foi criado por Papa Bento XVI para prevenir e lutar contra lavagem de dinheiro no Vaticano e, até agora, era comandada apenas por italianos

5 jun 2014 - 11h40
(atualizado às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Francisco quer mudar a cara da Cúria nomeando laicos, não italianos e, em menor número, mulheres
Francisco quer mudar a cara da Cúria nomeando laicos, não italianos e, em menor número, mulheres
Foto: AFP

O Papa Francisco designou nesta quinta-feira três não italianos para o Conselho da direção da Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé, anunciou o Vaticano.

Num ato que dá continuidade à reforma profunda da Cúria, o Papa afastou cinco italianos que eram membros da AIF.

Esta entidade foi criada por Bento XVI para prevenir e lutar contra a lavagem de dinheiro no Vaticano e estava, até o momento, composta exclusivamente por especialistas italianos.

Entre os novos conselheiros, o pontífice nomeou o suíço, Marc Odendall, o cingapuriano, Joseph Yuvaraj Pillay, e o americano, Juan Carlos Zarate, um dos conselheiros do ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, assim como a única italiana, Maria Bianca Farina.

Francisco busca com estas nomeações acabar com a "velha guarda", segundo confidenciou uma fonte vaticana à agência especializada, I.Media. O pontífice quer globalizar a Cúria com a nomeação de laicos, não italianos e, discretamente, mulheres.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade