PUBLICIDADE

Europa

Papa lembra famílias de imigrantes e refugiados vítimas de abusos

29 dez 2013 - 11h08
(atualizado às 11h09)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Papa afirmou que, embora cheguem a conseguir trabalho, muitos refugiados e imigrantes &quot;n&atilde;o encontram verdadeira amparada nem respeito&quot;</p>
Papa afirmou que, embora cheguem a conseguir trabalho, muitos refugiados e imigrantes "não encontram verdadeira amparada nem respeito"
Foto: AP

O papa Francisco lembrou neste domingo, durante a reza do Ângelus na Praça de São Pedro, no Vaticano, as famílias de imigrantes e refugiados que, ao sair de seus países, deparam-se com rejeição e abusos de diferentes tipo, uma "triste realidade" que segue afetando milhões de pessoas no mundo todo.

"Hoje o Evangelho nos apresenta a Sagrada Família pela via dolorosa do exílio, em busca de refúgio no Egito. José, Maria e Jesus experimentam a condição dramática dos refugiados, marcada pelo medo, a incerteza e as moléstias. Infelizmente, em nossos dias milhões de famílias podem se reconhecer nesta triste realidade", disse Francisco no dia em que a igreja comemora a Festa da Sagrada Família.

"Quase todos os dias a televisão e os jornais dão notícias de refugiados que fogem da fome, da guerra e de outros perigos graves em busca de segurança e de uma vida digna para eles e suas próprias famílias", acrescentou.

Em uma Praça de São Pedro lotada, o Papa afirmou que, embora cheguem a conseguir trabalho, muitos desses refugiados e imigrantes "não encontram uma verdadeira amparada e nem respeito".

"Suas legítimas expectativas se confrontam com situações complexas e dificuldades que parecem por vezes insuperáveis. Por isso, enquanto fixamos o olhar na Sagrada Família de Nazaré no momento na qual se vê obrigada a fugir, pensamos no drama desses imigrantes e refugiados que são vítimas da rejeição e dos abusos", afirmou.

"Mas pensamos também nos exilados que podem estar dentro das próprias famílias: os idosos, por exemplo, que às vezes são tratados como presenças molestas. Muitas vezes penso que um sinal para saber como vai uma família é ver como se tratam as crianças e os idosos", acrescentou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade