PUBLICIDADE

Europa

Papa expressa solidariedade à Ucrânia e pede diálogo construtivo

26 jan 2014 - 10h23
(atualizado às 13h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Crianças soltam pombas em meio à oração do Ângelus, durante a qual o Papa defendeu um diálogo construtivo para acabar com a crise na Ucrânia
Crianças soltam pombas em meio à oração do Ângelus, durante a qual o Papa defendeu um diálogo construtivo para acabar com a crise na Ucrânia
Foto: AP

O papa Francisco disse neste domingo que se sente próximo da Ucrânia, em particular dos que perderam a vida nos últimos dias, e defendeu um diálogo construtivo para acabar com a crise atual.

Francisco se referiu à Ucrânia após a oração do Ângelus na Praça de São Pedro, onde um menino e uma menina pertencentes a duas paróquias romanas leram uma mensagem em nome da Ação Católica de Roma da janela dos apartamentos pontifícios, junto ao papa, e soltaram duas pombas brancas, símbolo da paz.

"Espero que se desenvolva um diálogo construtivo entre as instituições e a sociedade civil e, evitando qualquer recurso a ações violentas, prevaleçam no coração de cada um o espírito da paz e a busca do bem comum", disse o papa.

Quatro manifestantes morreram nos violentos confrontos com a polícia que ocorreram nos últimos dias em Kiev, segundo fontes oficiais, enquanto a oposição assegura que pelo menos outras três pessoas morreram.

Os protestos antigovernamentais explodiram no final de novembro passado, quando o governo do presidente, Viktor Yanukovich, desistiu de assinar um acordo de associação que tinha negociado com a União Europeia.

Pomba libertada pelo Papa é atacada por gaivota

Uma das pombas soltas durante a oração do Ângelus ficou livre por pouco tempo: o animal foi atacado por uma gaivota pouco depois de sair voando. A pomba foi atacada nas proximidades da Praça São Pedro, onde o líder da Igreja Católica reza tradicionalmente diante de centenas de fiéis aos domingos. O registro foi feito pelo fotógrafo Alessandro Bianchi, da agência Reuters.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade