PUBLICIDADE

Europa

Papa elege fraternidade para mensagem da 47ª Jornada Mundial da Paz

31 jul 2013 - 09h46
(atualizado às 10h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Francisco escolheu a fraternidade para sua primeira mensagem por conta da 47ª Jornada Mundial da Paz, que será realizada em 1° de janeiro de 2014, segundo informou nesta quarta-feira o Vaticano.

Nesta tradicional mensagem anual a cada primeiro dia do ano, o pontífice elegeu para a 47ª Jornada da Paz o lema "A fraternidade, fundamento e caminho para a paz", disse o Vaticano.

O papa Francisco, "ao início de seu Ministério, com uma mensagem que está em continuidade com a de seus antecessores, propõe a todos o caminho da fraternidade para dar um rosto mais humano ao mundo", diz o Vaticano.

"A fraternidade é um dote que todo homem e mulher leva consigo. Frente aos múltiplos dramas que afetam a família dos povos -pobreza, fome, subdesenvolvimento, conflitos bélicos, migrações, poluição, desigualdade, injustiça, crime organizado, fundamentalismos - a fraternidade é fundamento e caminho para a paz", acrescenta a nota.

A mensagem de 2014 faz refletir sobre a necessidade que, em um mundo cada vez mais interdependente, a fraternidade vença a difusão da globalização da indiferença, à qual o papa Francisco se referiu em diversas ocasiões.

A fraternidade toca assim todos os aspectos da vida, incluindo a economia, as finanças, a sociedade civil, a política, a pesquisa, o desenvolvimento, as instituições públicas e culturais.

"A fraternidade, fundamento e caminho para a paz" será a primeira Mensagem de Francisco, em seu primeiro ano de pontificado.

Anteriormente, o lema eleito pelo atual papa emérito Bento XVI para 2013 foi "Bem-aventurados os que buscam a paz", que foi sua oitava Mensagem.

Em 2012, o lema foi "Educar os jovens na justiça e na paz"; em 2011 "A liberdade religiosa, caminho para a paz"; em 2010 "Se queres promover a paz, protege a criação"; em 2009 "Combater a pobreza, construir a paz"; em 2008 "Família humana, comunidade de paz"; em 2007 "O ser humano, coração da paz" e em 2006 "Na verdade, a paz".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade