PUBLICIDADE

Mundo

Papa: é preciso desmascarar o mal e a mentira do narcotráfico

23 mar 2012 - 10h13
(atualizado às 11h27)
Compartilhar

O Papa Bento XVI afirmou nesta sexta-feira, a caminho do México e de Cuba, que é preciso "desmascarar as falsas promessas e as mentiras" dos narcotraficantes, alguns dos quais dizem ser católicos. O Papa também disse que a ideologia marxista está ultrapassada e que é preciso encontrar um novo modelo.

Teste seu conhecimento sobre papas em um jogo da memória

Em entrevista concedida a bordo do avião que o leva ao México, Bento XVI alertou para a necessidade de combater o tráfico de drogas e afirmou que é preciso "desmascarar o mal e a mentira", assim como a "idolatria do dinheiro que converte os homens em escravos". O combate ao narcotráfico deixou 50 mil mortos no México em cinco anos.

O Papa convocou os católicos a "fazer todo o possível contra este mal destruidor de nossa juventude". "Nossa grande responsabilidade é educar as consciências, educar a responsabilidade moral".

"O problema do narcotráfico e da violência é uma grande responsabilidade para a Igreja deste país com 80% de católicos", ressaltou o Papa. "O homem precisa de infinito. Se Deus não é o infinito, o homem não criará seus próprios paraísos, uma aparência de infinito. Temos que fazer todo o possível para desmascarar o mal".

Além disso, o Papa afirmou que o marxismo está ultrapassado. "A ideologia marxista tal como havia sido concebida não responde à realidade e convém encontrar novos modelos", afirmou ao responder às perguntas dos jornalistas a bordo do avião que o leva para uma visita ao México e a Cuba.

O Papa ressaltou a vontade dos católicos "de ajudar em um diálogo construtivo para evitar os traumatismos", num momento em que a Igreja local cubana se converteu em interlocutora política das autoridades do país. "É evidente que a Igreja está sempre do lado da liberdade de consciência, da liberdade de religião", enfatizou, assegurando que atualmente em Cuba "os fiéis católicos contribuem para este caminho".

O Papa realiza a partir desta sexta-feira um giro de seis dias que o levará primeiro ao México e depois a Cuba. É sua primeira visita a países de língua hispânica da América Latina.

INFO INFOGRÀFICO papa Bento XVI na América Latina
INFO INFOGRÀFICO papa Bento XVI na América Latina
Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade