0

Papa destaca papel das mulheres nas comunidades cristãs

9 abr 2012
09h32
atualizado às 10h02

O papa Bento XVI homenageou nesta segunda-feira o papel fundamental das mulheres nas comunidades cristãs durante a oração de Regina Caeli celebrada em sua residência de Castel Gandolfo, perto de Roma. Lembrando que, segundo a tradição católica, foram mulheres as que viram o túmulo vazio de Jesus e o encontraram pouco depois de sua ressurreição, o Papa destacou que "as mulheres viveram uma experiência de relação especial com o Senhor".

Esta experiência é "fundamental para a vida da comunidade cristã" e isso é assim "em qualquer época, não apenas no início do caminho da Igreja", declarou o Papa, diante de centenas de fiéis reunidos no pátio de sua residência de verão. "Em todos os Evangelhos, as mulheres ocupam um lugar importante em todos os escritos da aparição de Cristo ressuscitado, assim como da paixão e da morte de Jesus", assegurou o Papa, com voz firme, embora um pouco rouco.

Bento XVI, Papa desde 2005, completará 85 anos no dia 16 de abril. Antes de recitar a Regina Caeli, a oração que no período de Páscoa substitui o tradicional Angelus dominical, Bento XVI homenageou a figura de Maria, "modelo sublime e exemplar desta relação (especial) com Jesus".

Através do "mistério pascoal", a "Virgem Maria também se converteu na Mãe da Igreja, ou seja, de cada um dos crentes e do conjunto de sua comunidade", disse Bento XVI.

Após o Regina Caeli, o Papa saudou os presentes em francês, inglês, alemão, espanhol e italiano. Bento XVI foi calorosamente aplaudido por um grupo de pessoas de língua espanhola, que gritaram um "Viva o Papa", num momento em que Bento XVI retornou há pouco tempo de uma viagem ao México e a Cuba.

No domingo, em sua mensagem "urbi et orbi" ("à cidade e ao mundo"), o Papa fez um chamado à paz, especialmente na Síria, e condenou "a perseguição às comunidades cristãs" do Oriente Médio à África, em particular na Nigéria, onde acabava de ocorrer um sangrento atentado.

Bento XVI abençoa multidão reunida para a reza do Ângelus, em Castelgandolfo
Bento XVI abençoa multidão reunida para a reza do Ângelus, em Castelgandolfo
Foto: Reuters
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 

compartilhe

publicidade
publicidade