PUBLICIDADE

Europa

Papa anunciou sua decisão de renunciar por falta de forças

11 fev 2013 - 12h55
(atualizado às 12h57)
Compartilhar

O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira que renunciará a seu ministério em 28 de fevereiro, durante um discurso pronunciado em latim e traduzido em seguida para sete idiomas pela secretaria de imprensa do Vaticano.

A seguir a transcrição do discurso do Papa:

Convoquei-vos a este Consistório não apenas para as três causas de canonização, mas também para comunicá-los uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino.

Estou muito consciente de que este ministério, por sua natureza espiritual, deve ser executado não apenas com obras e palavras, mas também e em não menor grau sofrendo e rezando. No entanto, no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para governar a barca de são Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma que hei de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado.

Por isto, sendo muito consciente da seriedade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado por meio dos Cardeais em 19 de abril de 2005, de forma que, a partir 28 de fevereiro de 2013, às 20.00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por meio de quem tem competências, o conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos irmãos, dou graças de coração por todo o amor e o trabalho com que tens levado junto a mim o peso de meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora, confiamos a Igreja ao cuidado de seu Sumo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e suplicamos a Maria, sua Santa Mãe, que assista com sua materna bondade aos Pais Cardeais ao eleger o novo Sumo Pontífice. No que me diz respeito, também no futuro, gostaria de servir de todo coração a Santa Igreja de Deus com uma vida dedicada à oração.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade