PUBLICIDADE

Europa

UE adota decisão de dividir 40 mil refugiados em 2 anos

14 set 2015 - 13h14
(atualizado às 14h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

Os ministros de Interior da União Europeia (UE) adotaram formalmente nesta segunda-feira a decisão tomada em julho de repartir em dois anos 40 mil refugiados que chegam à Grécia e Itália, apesar dos compromissos firmados até agora pelos países só alcançarem as 32.256 pessoas e terem que ser revisados em dezembro.

"Estou feliz de o Conselho ter sido capaz de tomar esta decisão. É uma grande mensagem política. De fato, as primeiras realocações de pessoas que precisam de proteção internacional podem começar logo", afirmou o ministro de Imigração de Luxemburgo, Jean Asselborn, cujo país ocupa a presidência rotatória da UE neste semestre.

Ele destacou que os centros de registro na Itália e na Grécia têm agora a base legal necessária para começar a trabalhar.

"Agora que o Conselho está debatendo uma proposta de realocação adicional. É muito importante ver que esse primeiro mecanismo está estabelecido e começará a produzir efeitos", salientou o ministro luxemburguês.

A partir da decisão de hoje serão beneficiadas as pessoas com clara necessidade de proteção internacional que tenham chegado ou cheguem à Grécia e Itália entre 15 de agosto de 2015 e 16 de setembro de 2017.

Os 28 países-membros da União Europeia já chegaram a um consenso para realocar 40 mil refugiados no mês de julho, mas só garantiram em termos práticos 32.256 pessoas. Os Estados que participam do mecanismo receberão, aproximadamente, 6 mil euros (R$ 26.097) por cada pessoa realocada.

A aprovação formal em Conselho dessas primeiras normas de repartição também obteve o sinal verde do Parlamento Europeu no último dia 9. Tanto a Dinamarca quanto o Reino Unido se abstiveram de participar da decisão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade