PUBLICIDADE

Descobridores da partícula de Deus ganham prêmio Príncipe das Astúrias

Cern confirmou a existência dessa partícula em julho de 2012

29 mai 2013 - 07h58
(atualizado em 4/12/2013 às 17h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O Cern qualificou como um avanço "histórico" a descoberta do bóson de Higgs, chave para entender a formação do Universo</p>
O Cern qualificou como um avanço "histórico" a descoberta do bóson de Higgs, chave para entender a formação do Universo
Foto: AFP

Os físicos Peter Higgs e François Englert e a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern) foram anunciados nesta quarta-feira como os vencedores do prêmio Príncipe das Astúrias de Ciência pela formulação teórica e a descoberta da existência do 'bóson de Higgs'.

Veja 33 dúvidas sobre astronomia

Preços da Ciência: veja quanto custa o acelerador de hádrons

Do elétron ao bóson de Higgs: veja a evolução da Física de Partículas

Conhecido também como a "partícula de Deus", o bóson de Higgs consiste em uma partícula subatômica na origem da massa de outras partículas, cuja existência foi formulada teoricamente de maneira separada em 1964 pelo britânico Higgs e o belga Englert, que colaborava com o compatriota Robert Brout, falecido em 2011.

Depois de quase 50 anos de tentativas frustradas de encontrar o bóson, o Cern anunciou a descoberta em 4 de julho de 2012 graças ao maior acelerador de partículas do mundo, situado sob sua sede em Genebra.

"A descoberta do bóson de Higgs constitui um exemplo emblemático de como a Europa tem liderado um esforço coletivo para resolver um dos enigmas mais profundos da Física", argumentou o júri do prêmio.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade