PUBLICIDADE

Europa

Padres são presos na Espanha por abuso sexual de menor

Daniel, hoje com com 24 anos, contou em uma carta enviada ao Papa que sofreu abusos sucessivos quando era adolescente

24 nov 2014 - 13h28
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Arquidiocese de Granada &eacute; comandada pelo arcebispo Javier Mart&iacute;nez (foto)</p>
Arquidiocese de Granada é comandada pelo arcebispo Javier Martínez (foto)
Foto: Religiondigital.com / Reprodução

A polícia da Espanha prendeu nesta segunda-feira três sacerdotes e um professor de Religião envolvidos em um suposto caso de abuso sexual de um menor ocorrido em Granada (no sul do país) e pelo qual o próprio papa Francisco chegou a se interessar.

A ação policial tem sua origem na denúncia que um jovem de 24 anos fez a um tribunal local em outubro por supostos abusos que ocorreram quando ele era adolescente e que se prolongaram por vários anos. Identificado apenas como Daniel, ele escreveu ao papa para contar o caso e em agosto recebeu uma resposta de Francisco perguntando por sua situação e pedindo perdão em nome da Igreja.

Na denúncia apresentada em outubro, o jovem indicava o nome de nove sacerdotes e de dois leigos, dos quais três padres foram apresentados como supostos autores materiais dos abusos e os demais como encobridores ou conhecedores dos fatos. O juiz encarregado do caso já interrogou seis pessoas.

As ações teriam ocorrido em uma casa da província de Granada nas quais se juntavam vários religiosos e laicos católicos e algum menor de idade, como Daniel, que habitualmente ajudava voluntariamente em trabalhos relacionadas à Igreja.

Além do papa, o jovem escreveu ao arcebispo de Granada, Francisco Javier Martínez, que também esteve em contato com o Vaticano por esta denúncia. Durante uma missa no último domingo, o arcebispo se ajoelhou na frente do altar maior da Catedral granadina para pedir perdão pelos "escândalos" que afetaram a Igreja, e garantiu durante sua homilia que "é preciso erradicar o mal" de forma decidida caso afete inocentes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade