PUBLICIDADE

Europa

Padre belga acusado de pedofilia se entrega à polícia

13 set 2010 - 12h38
(atualizado às 13h14)
Compartilhar

O padre belga Eric Dejaeger, acusado de abusos sexuais contra crianças esquimós no Canadá, se entregou nesta segunda à polícia de Louvain, no norte da Bélgica, e já foi interrogado.

Dejaeger, sacerdote e missionário de 63 anos, se escondia em uma casa vinculada à abadia católica flamenga de Branden, perto de Louvain, segundo o jornal flamengo De Staandard.

O homem não foi detido imediatamente porque o Canadá ainda não fez um pedido oficial de extradição, embora a Interpol já o incluísse em sua lista de pedófilos mais procurados.

Dejaeger é conhecido pela Justiça canadense, pois já cometeu nove abusos nos anos 1990 pelos quais foi condenado a cinco anos de prisão. "Sua missão era pregar o Evangelho aos esquimós", ressalta hoje "De Standaard".

Após a primeira condenação, em 2001, quando Dejaeger se encontrava na Bélgica, foram apresentadas outras nove denúncias contra ele, casos pelos quais agora ele teria se entregado.

O sacerdote anunciou ontem à imprensa flamenga que estava se entregando à polícia, em meio à comoção que vive o país pelos 500 casos de pedofilia no seio da Igreja Católica belga que foram divulgados neste fim de semana.

A comissão do psiquiatra infantil Peter Adriaenssens apresentou na sexta-feira um relatório que registrava as denúncias de abusos de 475 antigos alunos de internatos religiosos, dos quais 13 teriam se suicidado.

Monsenhor Leonard, do arcebispado de Bruxelas-Malinas, reconheceu "erros" pelo silêncio que imperou na Bélgica nos últimos 50 anos, quando se produziram os primeiros fatos denunciados.

Embora a maior parte dos pedófilos já tenha morrido e na maioria dos casos os crimes prescreveram, cerca de 50 vítimas anunciaram que recorrerão à via civil para exigir indenizações pelos abusos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade