PUBLICIDADE

Europa

Otan reúne 6 mil soldados em manobras na Polônia e países bálticos

2 nov 2013 - 20h40
(atualizado às 20h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grande exercício de forças aéreas, terrestres e marítimas da Otan - o maior desde 2006 - teve início neste sábado na Polônia e nos países bálticos, informou o ministério polonês da Defesa. O exercício, chamado Steadfast Jazz, reúne 6 mil soldados de mais de 20 países, incluindo Ucrânia e Finlândia, e seguirá até 9 de novembro.

As manobras deste ano visam principalmente treinar a Força de Reação Rápida da Otan (NRF), que conta com 13 mil homens e foi criada para reagir a crises em qualquer lugar do mundo.

"O objetivo deste exercício é garantir que nossa Força de Reação Rápida esteja preparada para defender todos os aliados, a chegar a todas as partes e a enfrentar todos os perigos", disse neste sábado o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen.

"Este exercício será um desafio para o pessoal da Otan com situações complexas como ciber-ameaças, crimes de guerra, perturbações logísticas, ameaças a civis e outras dificuldades que podemos encontrar em operações futuras", afirmou o general Hans-Lothar Domrose, comandante do estado-maior aliado em Brunssum (Holanda).

Steadfast é realizada pela 18ª vez e, segundo o ministério polonês da Defesa, a edição deste ano "abre uma série de importantes exercícios que se realizarão em diferentes países da Otan a cada dois anos".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade