PUBLICIDADE

Europa

Otan publica fotos de tropas russas perto da Ucrânia

Nas imagens é possível ver helicópteros de combate e veículos militares próximos à fronteira do país

10 abr 2014 - 15h09
(atualizado às 15h10)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Nas fotografias é possível ver veículos militares</p>
Nas fotografias é possível ver veículos militares
Foto: Reuters

A Otan publicou nesta quinta-feira quinze fotografias tiradas por satélites que mostram, segundo a Aliança, que a Rússia concentrou "importantes" quantidades de tropas "prontas para agir" ao longo da fronteira com a Ucrânia.

Nas imagens é possível ver helicópteros de combate e veículos militares. Em outras são vistos aviões de combate estacionados em plataformas de aeroportos. As fotos teriam sido tiradas entre o final de março e o início de abril em regiões onde "antes existiam bases".

Havia "entre 35.000 e 40.000" soldados, segundo uma autoridade da Otan em Mons, na Bélgica, onde está localizado o Centro de Gestão de Operações e Planejamento de Crise (CCOMC) do Quartel General Supremo das Forças Aliadas na Europa (SHAPE).

<p>Aviões de combate estacionados em plataformas também são vistos nas imagens</p>
Aviões de combate estacionados em plataformas também são vistos nas imagens
Foto: Reuters

"É uma força muito competente que está pronta para agir rapidamente", resumiu o general de brigada, Gary Deakin, diretor do CCOMC.

Segundo a OTAN, estas tropas estariam posicionadas na cidade de Belgorod, localizada a 40 km da fronteira com a Ucrânia, no Mar de Azov, não muito longe da Crimeia, em Kalash, Dolzhanskaya e nos arredores de Rostov del Don.

"Seriam necessários poucos minutos para entrar na Ucrânia", segundo Gary Deakin.

A mobilização dessas tropas pode fazer parte de exercícios militares, mas não "registramos muitos movimentos", acrescentou o general.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade