PUBLICIDADE

Europa

Otan analisa manter mais tropas na Europa Oriental

7 mai 2014 - 00h25
(atualizado às 00h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O atual contingente de tropas da Otan na Europa Oriental devido à atual crise na Ucrânia pode se tornar permanente, estimou nesta terça-feira o comandante das forças da Aliança Atlântica na Europa, general Philip Breedlove.

Os países da Otan reduziram seus orçamentos de defesa após o fim da Guerra Fria, quando passaram a ver a Rússia como um possível sócio, mas a "anexação da Crimeia pelos russos (...) muda esta dinâmica", disse Breedlove em entrevista coletiva, após se reunir com o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper.

"O que está claro (...) é que este paradigma mudou com a atual situação; a Rússia não está se comportando como um aliado", afirmou Breedlove. "Penso que temos que considerar nossa receptividade, nossa preparação e nossa disposição de forças para estar em condições de encarar este novo paradigma que surgiu na Crimeia e agora segue para a fronteira oriental da Ucrânia."

Ao comentar se a situação na Ucrânia pode determinar uma presença militar permanente da Otan nos países aliados vizinhos à Rússia o general respondeu: "acredito que é algo que precisamos considerar".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade