PUBLICIDADE

Europa

Oslo promete apoio a norueguesa condenada em Dubai após estupro

19 jul 2013 - 10h19
Compartilhar

O governo norueguês prometeu nesta sexta-feira apoiar judicialmente a jovem norueguesa que foi condenada em Dubai por manter relações sexuais fora do casamento, após prestar queixa de ter sido estuprada.

"A sentença em Dubai a uma norueguesa que denunciou um estupro é contrária a nosso sentido da justiça. Daremos a ela apoio no processo de apelação", manifestou o ministro das Relações Exteriores norueguês, Espen Barth Eide, em sua conta do Twitter.

O caso mostra "a posição legal da mulher em muitos países", acrescentou, para expressar o compromisso do governo norueguês com os direitos da mulher, especialmente nesse caso.

A imprensa norueguesa vem repercutindo com assombro a história da jovem, de 24 anos, que foi condenada a 16 meses de prisão por ingerir álcool, fazer sexo fora do casamento e atentar contra a decência.

A mulher fez uma denúncia por estupro em março, quando estava em viagem de negócios pelo país.

Longe de conseguir o tratamento que queria da polícia, a vítima passou vários dias em uma cela, até que finalmente entrou em contato por telefone com seus parentes e o consulado norueguês.

Graças ao empenho do consulado, a norueguesa conseguiu ser libertada, à espera de julgamento, e passou um período em uma instituição religiosa, informam veículos imprensa noruegueses.

EFE   
Compartilhar
Publicidade