PUBLICIDADE

Europa

OSCE começa a vigiar fronteira entre Rússia e Ucrânia

Observadores da OSCE se posicionaram ao sul da Rússia

30 jul 2014 - 15h15
(atualizado às 15h16)
Compartilhar
Exibir comentários
OSCE vai vigiar movimentação na fronteira entre países a partir desta quarta-feira
OSCE vai vigiar movimentação na fronteira entre países a partir desta quarta-feira
Foto: GENYA SAVILOV / AFP

Observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) iniciaram nesta quarta-feira uma missão de vigilância em dois postos de controle na fronteira russo-ucraniana no sul da Rússia, anunciou o Ministério russo das Relações Exteriores.

"O monitoramento dos postos de controle de Donetsk e Gukovo será assegurado por 16 observadores da OSCE, 24 horas por dia", declarou o ministério em um comunicado, sem especificar quando a missão será concluída.

"Não está excluído a possibilidade de os observadores correrem perigo" devido aos combates entre as forças de segurança de Kiev e os separatistas pró-russos no leste da Ucrânia, alertou o ministério.

Convidando os observadores da OSCE aos postos de controle, Moscou procura responder às acusações de Washington e Kiev de que estes postos de fronteira são usados para a passagem de combatentes e equipamento militar aos insurgentes pró-russos.

Para Moscou, a missão da OSCE é "mais uma prova da vontade da Rússia, que procura promover a desescalada do conflito interno ucraniano".

Porém, a missão se limita ao monitoramento de uma parte da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, e não a sua totalidade.

Em 14 de julho a Rússia convidou os observadores a visitar os postos de controle Donetsk e Gukovo após a queda de um morteiro disparado a partir do território da Ucrânia em uma cidade russa.

Este disparo enfureceu Moscou, que havia ameaçado Kiev de possíveis "consequências irreversíveis" depois deste "ato de agressão" da Ucrânia.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade