PUBLICIDADE

Europa

Oposição vence eleições na Albânia com 24% dos votos apurados

24 jun 2013 - 10h52
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A coalizão de esquerda, liderada pelo socialista Edi Rama, é a ganhadora das eleições legislativas realizadas na Albânia no domingo, segundo dados oficiais publicados nesta segunda-feira pela Comissão Eleitoral Central (KQZ) após a apuração de 23,77% dos votos.

Segundo estes dados ainda provisórios, a coalizão de esquerda conseguiu mais de 50% dos votos, se impôs na maior parte do território albanês e obteria 84 deputados no Parlamento, frente aos 56 da aliança conservadora liderada pelo primeiro-ministro Sali Berisha.

Após o fechamento dos colégios eleitorais ontem, ambos os grupos se atribuíram a vitória, a partir de distintas pesquisas de boca de urna.

A apuração avança lentamente e por enquanto só foram revisadas cédulas de 1.309 urnas de um total de 5.508.

O desenlace dessa votação é chave para o futuro da Albânia, que espera obter status de candidado à União Europeia, uma condição que só conseguirá, entre outros requisitos, se demonstrar que organizou eleições limpas e transparentes.

A jornada eleitoral foi marcada por um incidente violento no qual morreu um ativista da coalizão opositora e outras duas pessoas ficaram feridas, uma delas candidata do Partido Governamental Democrático.

Cerca de 400 observadores internacionais supervisionaram o pleito do domingo e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) se pronunciará nesta tarde sobre o processo eleitoral.

Segundo os números, 53,75% dos 3,2 milhões de albaneses exerceram o direito ao voto no domingo para escolher 140 deputados do Parlamento do qual sairá um novo Governo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade