PUBLICIDADE

Europa

Oposição fala em apresentar moção de censura se Rajoy não se pronunciar

16 jul 2013 - 18h34
(atualizado às 18h39)
Compartilhar

Alfredo Pérez Rubalcaba, líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), principal partido de oposição na Espanha, anunciou nesta terça-feira que apresentará uma moção de censura ao governo se o chefe do Executivo, Mariano Rajoy, não comparecer ao Parlamento para dar explicações sobre o "caso Bárcenas".

Até agora, o Partido Popular (PP) rejeitou os pedidos dos grupos da oposição para que Rajoy explique no Parlamento o escândalo de corrupção gerado em torno do ex-tesoureiro do partido, que está na prisão acusado de suborno e lavagem de dinheiro.

Como o PP tem maioria absoluta no Parlamento, uma moção de censura não iria adiante.

Rubalcaba, que pediu a renúncia de Rajoy, disse hoje que solicitaria uma moção de censura porque considera que o "caso Bárcenas" desencadeou uma crise política "incalculável" no país e contaminou de forma "irremediável" a imagem da Espanha.

O dirigente socialista admitiu que o PSOE não tem os votos suficientes para exigir a substituição do presidente do Governo, mas explicou que apresentará a moção para obrigar que Rajoy compareça e dê explicações.

O chefe do Executivo disse ontem, em entrevista coletiva, que não pensa em renunciar e que completará seu mandato.

"Se outros querem julgar outras coisas por uma ou outra razão, é responsabilidade deles, mas vou dar a garantia aos espanhóis que aqui há um governo estável e que vai cumprir com sua obrigação", disse, após afirmar que um chefe do Executivo não pode se pronunciar "a cada dia a insinuações, rumores ou informações interessadas".

O porta-voz do PP no Senado, José Manuel Barreiro, acusou hoje o secretário-geral do PSOE de ter formado uma "coalizão de interesses" com o ex-tesoureiro do PP.

Em seu discurso no Conselho Permanente do Senado, que deve rejeitar o pronunciamento de Rajoy solicitado pelos grupos da oposição, Barreiro disse que o único interesse de Rubalcaba neste caso não é saber a verdade, mas tirar Rajoy do governo.

"Buscar uma via que as urnas não lhe deram para chegar ao governo, essa é a única razão", denunciou, após afirmar que o chefe do governo deu explicações sobre o assunto.

A vice-presidente do Governo, Soraya Sáenz de Santamaría, disse hoje que o Executivo intensificará a "linha reformista" que empreendeu ao início desta legislatura e que "nada nem ninguém" o fará retroceder em seu empenho para sair da crise.

O ministro da Economia e Competitividade, Luis de Guindos, assegurou também por sua vez que a estabilidade política na Espanha "está garantida", que os mercados internacionais estão convencidos disso e que o governo continuará aplicando sua atual agenda de reformas.

Segundo De Guindos, a estabilidade política que a Espanha oferece é "um dos grandes valores do país" e informações como as do "caso Bárcenas" não afetam sua imagem nos mercados externos.

Luis Bárcenas apresentou sua renúncia definitiva como tesoureiro do PP em abril de 2010 e em depoimentos ao juiz depois que foi revelado que tinha contas na Suíça no valor de 48 milhões de euros, afirmou que o PP mantinha um caixa dois e que foi financiado de forma irregular durante 20 anos.

O ex-tesoureiro também afirmou que havia pago salários extras a membros do alto escalão do partido, o que motivou as reivindicações da oposição.

O caso veio à tona após a publicação na imprensa de uma suposta contabilidade paralela com anotações de pagamentos secretos a diversos funcionários do PP.

O ex-tesoureiro está desde 27 de junho em prisão incondicional e sem fiança por risco de fuga depois que supostamente tentou transferir fundos de suas contas na Suíça para o Uruguai e os Estados Unidos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade