PUBLICIDADE

Europa

Ônibus com o rosto de Stalin voltam no aniversário de Stalingrado

1 fev 2013 - 11h58
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Os controvertidos ônibus com a imagem do ditador soviético Joseph Stalin estão de volta e circularão amanhã, sábado, por três cidades russas por ocasião do 70º aniversário da batalha de Stalingrado. Em Volgogrado, cinco ônibus circularão pelas ruas da antiga Stalingrado até 9 de maio, quando é comemorado na Rússia o Dia da Vitória sobre a Alemanha nazista, segundo as agências russas.

Enquanto isso, em São Petersburgo os microônibus com as imagens do ditador serão gratuitos e ligarão amanhã a avenida central Nevski à ilha Vasílievski, explicou Alexei Rérij, coordenador da ação "O Ônibus da Vitória". As autoridades de São Petersburgo afirmam que a iniciativa não teve apoio oficial, já que a publicidade no transporte privado não exige autorização da prefeitura.

Em Chita, cidade siberiana próxima à fronteira com a China, seus residentes também poderão usar até dois desses ônibus durante as comemorações de amanhã.

A iniciativa, que já foi muito criticada no passado pelos defensores dos direitos humanos e pela oposição liberal, foi apoiada economicamente por várias organizações patrióticas e de esquerda, como o Partido Comunista da Rússia. Os idealizadores querem destacar o papel crucial de Stalin na conquista da vitória sobre os alemães na Segunda Guerra Mundial, o que consideram um ato de "justiça histórica".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade