PUBLICIDADE

Mundo

Onda de frio provoca 6 mortes na Romênia nas últimas 24 horas

1 fev 2012 - 10h20
(atualizado às 11h23)
Compartilhar

Nas últimas 24 horas mais seis pessoas morreram de hipotermia severa na Romênia, conforme Ministério da Saúde, que aumentou para 14 as mortes pela onda de frio que assola o país desde quinta-feira.

Desabrigados dormem sob a ponte Libensky, em Praga, uma das cidades europeias que enfrenta temperaturas extremamente baixas
Desabrigados dormem sob a ponte Libensky, em Praga, uma das cidades europeias que enfrenta temperaturas extremamente baixas
Foto: Reuters

Mais de 300 pessoas sem-teto foram levadas pelos serviços de urgência para centros sociais nas últimas 24 horas, acrescentou o Ministério.

O serviço meteorológico romeno prevê temperaturas entre 17 e 27 graus abaixo de zero até sexta-feira e mantém o código de alerta laranja ativado em quase todo o país.

Em cidades de toda a Romênia centenas de moradores de rua foram encaminhadas para centros sociais para se protegerem do frio extremo.

Na província de Covasna foi registrada nesta quarta a temperatura mínima recorde desse inverno, de 32,5 graus negativos, informou a Agência "Mediafax".

As primeiras nevascas desse inverno paralisaram o país no último fim de semana. Milhares de veículos ficaram bloqueados nas estradas interditadas pela neve, dezenas de localidades foram isoladas e sem energia elétrica e o Governo percorreu ao Exército e a todos seus serviços de urgência e salvamento para resgatar as vítimas.

Já na Hungria foi registrada nesta quarta a primeira morte pelo frio intenso deste ano. Um homem de 66 anos morreu por hipotermia na cidade de Szolnok, ao sudeste de Budapeste.

EFE   
Compartilhar
Publicidade