PUBLICIDADE

Mundo

Onda de calor continua na Rússia e incêndios se propagam

3 ago 2010 - 08h57
(atualizado às 11h10)
Compartilhar

Milhares de bombeiros e equipes de socorros prosseguiam nesta terça-feira lutando contra os incêndios florestais que se propagam no oeste da Rússia, onde a excepcional onda de calor não dá sinais de retrocesso. O presidente russo Dimitri Medvedev decretou na véspera estado de emergência nas sete regiões mais afetadas, onde pelo menos 40 pessoas morreram nos incêndios que assolaram localidades inteiras, desabrigando mais de 3 mil russos.

Em imagem divulgada hoje pela Agência Espacial Europeia (ESA), fogo devasta área a leste de Moscou
Em imagem divulgada hoje pela Agência Espacial Europeia (ESA), fogo devasta área a leste de Moscou
Foto: EFE

Frente a esta propagação de incêndios que já destruíram 172 mil hectares, a Rússia mobilizou ainda mais homens: 180 mil especialistas do ministério das Situações de Emergência, 5 mil soldados e 3 mil membros do ministério do Interior foram enviados às regiões afetadas para lutar contra incêndios.

"O calor extremo cria situações desfavoráveis. Lamentavelmente, não podemos esperar uma melhoria até o fim de semana", disse Vladimir Stepanov, alto funcionário do ministério das Situações de Emergência. "Trabalhamos dia e noite. É uma verdadeira batalha. Conseguimos salvar 320 localidades", afirmou.

"Nas últimas 24 horas, foram registrados 323 novos focos de fogo florestal, dos quais 247 já foram apagados. Em relação à véspera, o número de focos aumentou em 68 e sua superfície em 45 mil hectares", indicou o ministério em seu site. Os serviços meteorológicos preveem para esta terça temperaturas que se aproximam dos 40°C na capital e na região em torno, e uma redução da visibilidade a menos de 1 mil metros por causa da fumaça.

Segundo as previsões, as temperaturas poderão superar os 40°C no final da semana no oeste da Rússia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade