PUBLICIDADE

Europa

Oktoberfest começa neste sábado na Alemanha

No Brasil, a festa é celebrada em Blumenau, Santa Catarina, e começa no dia 8 de outubro

20 set 2014 - 16h09
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ao todo, 6,7 milhões de litros de cerveja foram consumidos em 2013</p>
Ao todo, 6,7 milhões de litros de cerveja foram consumidos em 2013
Foto: Christof Stache / AFP

Teve início neste sábado a Oktoberfest em Munique, Alemanha, festa mundial regada a muita cerveja, pretzels e carne de porco. Segundo a AFP, o evento anual começo dez dias antes do começo de outubro com a tradicional abertura do barril de cerveja da Bavária, estado que sedia a lendária festividade que deve durar 16 dias.

A 181ª abertura da Oktoberfest conhecida pelo grito “O’zapft is” (do alemão, “o barril foi aberto”), o líquido âmbar começou a fluir ao-meio dia após o prefeito da capital Bávara, Dieter Reiter, com toda a “pompa e circunstância” da cerimônia, usar um martelo e abrir o barril depois de bater nele quatro vezes despejando 200 litros de cerveja. A primeira caneca “Mass”, com um litro de cerveja, foi para o governador do estado alemão, Horst Seehofer.

Ao todo, a cidade alemã colocou a disposição 14 tendas gigantes para receber os visitantes, que são em sua maioria (70%) visitantes. O preço para cada Mass é 10,10 euros (aproximadamente R$ 30,66), passando da barreira dos 10 euros pela primeira vez. Em 2014, ainda abaixo dos 10 euros, 6 milhões de visitantes consumiram 6,7 milhões de litros de cerveja durante o festival – o suficiente para preencher mais que duas vezes uma piscina olímpica.

<p>Além da cerveja, Oktoberfest também é regada a pretzels, salsicha e carne de porco </p>
Além da cerveja, Oktoberfest também é regada a pretzels, salsicha e carne de porco
Foto: Christof Stache / AFP

Originalmente, a festividade era comemorada em outubro, mas o governo moveu a festa para meados de setembro com o intuito de aproveitar o verão alemão. A festa começou em 1810 como parte das festividades do casamento do príncipe da Bavária com a princesa Therese de Saoxy-Hildburghausen. Em alguns períodos não houve a celebração: duas epidemias de cólera, as duas guerras mundiais, a invasão de Napoleão Bonaparte na região e durante a hiperflação dos anos 1929.

No Brasil, a festa é celebrada em Blumenau, Santa Catarina, e começa no dia 8 de outubro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade