PUBLICIDADE

Europa

Ocidente condena anexação da Crimeia e promete novas sanções

Obama, Merkel e Hollande condenaram a decisão da Rússia de anexar oficialmente a Crimeia e afirmaram que "não reconhecem" o resultado do referendo

18 mar 2014 - 14h39
(atualizado às 15h24)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Os Estados Unidos condenaram a tentativa de Vladimir Putin de anexar formalmente a região ucraniana da Crimeia e disseram que não vão reconhecer a decisão</p>
Os Estados Unidos condenaram a tentativa de Vladimir Putin de anexar formalmente a região ucraniana da Crimeia e disseram que não vão reconhecer a decisão
Foto: Reuters

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que irão impor novas sanções contra a Rússia, horas após a anexação da Crimeia por Moscou.

"Condenamos a decisão da Rússia de anexar oficialmente" a Crimeia, declarou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney. Ele definiu a medida como "uma ameaça à paz" internacional e "claramente ilegal".

O porta-voz afirmou que os passos dados pelo governo do presidente russo, Vladimir Putin, terão consequências e que, com esse objetivo, o líder americano, Barack Obama, se reunirá na próxima semana com seus parceiros do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido).

"Golpe à integridade nacional"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concordaram em telefonema nesta terça-feira que a declaração de independência da Crimeia e a anexação da região pela Rússia é "um golpe inaceitável na integridade territorial da Ucrânia", disse o gabinete da líder alemã.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

O gabinete de Merkel disse, em comunicado, que os dois líderes viram as sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia às pessoas implicadas na anexação da Crimeia como uma consequência das ações russas, mas que eles permanecerão abertos ao diálogo.

Referendo "ilegal"

O presidente francês, François Hollande, pediu uma resposta "forte e coordenada" da União Europeia à decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de abrir a porta para a incorporação da região ucraniana da Crimeia a seu território.

<p>Hollande condenou a decisão da Rússia de anexar a Crimeia e disse que não reconhecerá a medida</p>
Hollande condenou a decisão da Rússia de anexar a Crimeia e disse que não reconhecerá a medida
Foto: Benoit Tessier / Reuters

"Condeno essa decisão. A França não reconhece nem os resultados do referendo realizado na Crimeia no último dia 16, nem a incorporação dessa região da Ucrânia à Rússia", disse o presidente francês em comunicado.

Hollande considerou "ilegal" o referendo, "tanto do ponto de vista do direito ucraniano como do internacional".

O presidente francês teve a reação pouco depois que Putin pedisse às câmaras que aprovem a anexação da região da Crimeia ao território russo, depois que quase 97% de sua população se pronunciou nesse sentido em um referendo que aconteceu no domingo passado, que praticamente toda a comunidade internacional não reconhece como legal.

O bloco europeu, através do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão, José Manuel Durão Barroso, também fizeram um comunicado dizendo que "não reconhece e nem reconhecerá a anexação da Crimeia e de Sebastopol", pela Rússia.

Hollande espera que a resposta europeia "a essa nova etapa superada" aconteça no Conselho Europeu que começa na próxima quinta-feira. 

Com informações da AFP, Reuters e EFE.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade