PUBLICIDADE

Europa

Obama vai se reunir com militantes dos direitos dos gays na Rússia

4 set 2013 - 16h55
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente americano, Barack Obama, vai se reunir nesta sexta-feira com defensores dos direitos dos gays na Rússia, onde foi adotada uma lei condenando a "propaganda" homossexual, anunciaram nesta quarta-feira a Casa Branca e organizações convidadas.

Barack Obama vai "encontrar representantes da sociedade civil para discutir o importante papel que ela desempenha na promoção dos direitos humanos e da tolerância", segundo um alto funcionário da Casa Branca.

Obama se reunirá com representantes de organizações de defesa da causa homossexual, dos direitos humanos, do meio ambiente e da liberdade de imprensa, acrescentou essa autoridade.

Igor Kotchetkov, diretor da associação LGBT Network, indicou que participará do encontro, previsto para a noite de sexta-feira, após o encerramento da cúpula do G20.

A associação Coming Out também estará representada pela presidente Anna Anissimova.

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou em junho uma lei punindo a "propaganda" homossexual diante de menores, com penas que vão de multas à prisão. Essa lei foi considerada discriminatória por defensores dos direitos humanos e muito criticada no exterior.

Putin se comprometeu nesta quarta-feira a cuidar para que os Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados em Sochi no mês de fevereiro, ocorram sem discriminação contra os gays, apesar da lei, que desencadeou pedidos de boicote ao evento esportivo.

Na véspera de sua chegada à Rússia, o presidente americano, que já havia criticado a lei, defendeu em Estocolmo o direitos dos homossexuais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade